terça-feira, 9 de junho de 2009

Consequências e Curiosidades sobre o Sedentarismo

Hoje trago algumas curiosidades, que eu reuni de alguns sites, e mais dois videos sobre o sedentarismo x atividade física:

-Uma pessoa sedentária perde cerca de 10 % de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e cerca de 30% entre os 50 e os 80 anos. A força, a resistência e a flexibilidade diminuem proporcionalmente à massa muscular.

-Aos 65 anos, indivíduos sedentários podem apresentar uma queda de até 80 % de sua força muscular máxima, da mesma forma indivíduos sedentários aos 80 anos terão perdido 50 % de sua massa muscular.

-As pessoas sedentárias têm probabilidade 60 % maior de sofrer de hipertensão do que as que se exercitam com regularidade. Meia hora de caminhada, quatro vezes por semana é suficiente para diminuir o risco de problemas circulatórios. Exercícios de musculação aumentam a resistência óssea e diminuem as dores nas articulações, mesmo na terceira idade.

-A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

-Somente 13% dos brasileiros pratica exercícios;

-Mais de 60% da população brasileira é completamente sedentária;

-O sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e em 50% do risco de morte por derrame cerebral;

-Por ano, morrem mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física;

-Tornar-se um pouco mais ativo, diminui o risco de morte por doenças cardíacas em 40%.

-Aumento do percentual de gordura e a redução dos músculos: As pessoas reduzem gradativamente o nível de atividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. Por isso, os especialistas recomendam: MOVIMENTE-SE, pois as atividades físicas são grandes aliadas na redução e na manutenção de um peso saudável. Além disso, pesquisas americanas revelam que a expectativa de vida sobe em média, 5 anos para os praticantes de atividade física.







Fontes:
http://emedix.uol.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php#texto2

http://www.pplware.com/2007/11/09/curiosidades-sedentarismo/

http://www.youtube.com/

http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/105.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário