terça-feira, 9 de junho de 2009

Sedentarismo causa problemas na coluna













O site www.viaki.com publicou uma reportagem interessane sobre relação entre o sedentarismo e os problemas na coluna. Segue a notícia a seguir:

Sedentarismo causa problemas na coluna

Dor na coluna incomoda bastante. E a causa dessa dor pode trazer conseqüências graves para a saúde, se não houver a avaliação correta de um médico. Por isso é bom ter cuidado com atividades praticadas no dia-a-dia. Elas podem contribuir para o aparecimento de lesões na coluna.

A dor é o primeiro sinal de que algo não vai bem com a coluna. Segundo o chefe do Controle de Tratamento de Doenças do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into) do Ministério da Saúde, Luis Cláudio Schettino, cerca de 80% das dores e incômodos sentidos por adultos nessa região têm ligação com as lesões nos discos localizados entre as vértebras da coluna. Esses discos são estruturas moles, feitas de cartilagem, que funcionam como amortecedores de impacto de movimentos. “Ao longo da vida, os discos sofrem um desgaste natural. Se não houver cuidado, esse desgaste pode ser acelerado, com sérias conseqüências para a coluna”, explica Schettino.

Na opinião do ortopedista do Into, ao sentir alguma dor ou incômodo, é importante procurar a ajuda de um médico. Segundo ele, o acompanhamento de um profissional de saúde vai determinar o melhor tratamento para resolver o problema. “Algumas pessoas tomam medicamentos como analgésicos por conta própria para curar a dor freqüente, mas não estão combatendo a causa desse mal”, afirma Luís Cláudio Schettino.

As lesões na coluna podem ter origens diferentes. Uma delas é permanecer muito tempo na mesma posição, principalmente sentado. Nessas circunstâncias, cansada, a pessoa busca posições aparentemente mais confortáveis, porém com posturas inadequadas. Isso ocorre, por exemplo, se alguém senta com a coluna torta ou se apóia com os cotovelos sobre a mesa.

A vida sedentária, sem esportes e atividades físicas, principalmente quando a pessoa é obesa, também representa fator importante para o desenvolvimento de problemas na coluna. Se a musculatura está fraca, a coluna tende a sofrer uma sobrecarga ao sustentar boa parte do peso corporal. Traumas em partes do corpo que afetam indiretamente a coluna, envelhecimento, crescimento acelerado e estresse físico constituem outros fatores de risco.

Mais

Consequências e Curiosidades sobre o Sedentarismo

Hoje trago algumas curiosidades, que eu reuni de alguns sites, e mais dois videos sobre o sedentarismo x atividade física:

-Uma pessoa sedentária perde cerca de 10 % de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e cerca de 30% entre os 50 e os 80 anos. A força, a resistência e a flexibilidade diminuem proporcionalmente à massa muscular.

-Aos 65 anos, indivíduos sedentários podem apresentar uma queda de até 80 % de sua força muscular máxima, da mesma forma indivíduos sedentários aos 80 anos terão perdido 50 % de sua massa muscular.

-As pessoas sedentárias têm probabilidade 60 % maior de sofrer de hipertensão do que as que se exercitam com regularidade. Meia hora de caminhada, quatro vezes por semana é suficiente para diminuir o risco de problemas circulatórios. Exercícios de musculação aumentam a resistência óssea e diminuem as dores nas articulações, mesmo na terceira idade.

-A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.

-Somente 13% dos brasileiros pratica exercícios;

-Mais de 60% da população brasileira é completamente sedentária;

-O sedentarismo aumenta em 54% os casos de infarto e em 50% do risco de morte por derrame cerebral;

-Por ano, morrem mais de 300 mil brasileiros pela falta de atividade física;

-Tornar-se um pouco mais ativo, diminui o risco de morte por doenças cardíacas em 40%.

-Aumento do percentual de gordura e a redução dos músculos: As pessoas reduzem gradativamente o nível de atividade física a partir da adolescência. Com a diminuição do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras. Por isso, os especialistas recomendam: MOVIMENTE-SE, pois as atividades físicas são grandes aliadas na redução e na manutenção de um peso saudável. Além disso, pesquisas americanas revelam que a expectativa de vida sobe em média, 5 anos para os praticantes de atividade física.







Fontes:
http://emedix.uol.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php#texto2

http://www.pplware.com/2007/11/09/curiosidades-sedentarismo/

http://www.youtube.com/

http://www.fisioculturismo.hpg.com.br/105.htm