segunda-feira, 25 de maio de 2009

Resumo

O sedentarismo é a falta ou diminuição da atividade física. Do ponto de vista da medicina moderna, o indivíduo sedentário é a quele que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. O sedentarismo vem aumentando com o passar do tempo devido a fatores como por exemplo a evolução da tecnologia, as pessoas pararam de se mover como moviam antes, ficam bastante tempo na frente do computador ou da televisão, as crianças jogam video-games, ou seja, o ser humano está cada vez mais na lei do menor esforço, reduzindo assim o gasto energético.
Além da diminuição do gasto energético, pode ocorrer outras complicações para o indivíduo sedentário, como a má circulação, atrofia das fibras musculares, perda da flexibilidade articular, e o comprometimento funcional de vários orgãos.
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida, de 3 a 5 vezes por semana, exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.

22 comentários:

  1. Ficou muito bom, vou tirar uns 10 hein...

    ResponderExcluir
  2. bam tirem nota maxima em Educacão Física com esse resumo,a sora gostou muito do meu resumo obrigado jesus te abencoe hahahaha vai na fe guerrero

    ResponderExcluir
  3. sedentarismo é obesidade , é causada porque as pessoas come de mais é não fazem exercícios pois é preciso te cuidado com a vida , precisamos te saude.

    ResponderExcluir
  4. Caaraca , coom este resumo tiro nota boa na certa !
    Deeus tt ajude *-------*

    ResponderExcluir
  5. ei auguem sabe como eu posso engorda

    eu sou magro mais como que e uma beleza mais ainda não engordo

    praser meu nome e mateus tenho 14 anos e não engordo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigaduuuuu, me ajudou. Que a toda poderosa DEUSA te guie e te abençoe e sempre! ;) :*

    ResponderExcluir
  8. Na Folha xamex deu pouca coisa vou tira uns 3 ponto pra mim tá bom 3 ponto e pouco pontos mais tá bom 👏😊

    ResponderExcluir
  9. Faz uma redação sobre o sedentarismo

    ResponderExcluir
  10. Muito bm acredito q desta vez meu maninho irá tirar 10

    ResponderExcluir
  11. O sedentarismo é so pessoa que é gorda?

    ResponderExcluir